Tecnologia do Blogger.

sábado, 11 de setembro de 2010

Livres?

O homem bate no peito e enche a boca para falar que é livre, mas será que ele realmente é¿ Supostamente o homem é livre, ele possui o direito de escolha, o direito de ir e vir, a capacidade de decidir suas ações, porém às vezes a liberdade de um homem interfere na liberdade de outro. Então o homem não é totalmente livre. A liberdade do homem é estabelecida até certo ponto, esse “ponto” são as leis, ele tem a liberdade de fazer o que bem entender, mas se infringi-las irá sofrer as conseqüências, ou seja, as leis impõem limites a liberdade

Até quando se tornaram “livres” os escravos, os próprios não eram completamente “livres”, com o passar do tempo se viram obrigados por ser uma das únicas opções a voltarem a trabalhar nos engenhos, dessa vez recebiam uma remuneração que não era grande coisa, mas era melhor que a escravidão. O homem tem o direito de decidir se irá ou não trabalhar, porém estará a seu cargo suportar as conseqüências da falta de emprego. Então, o homem na verdade não é totalmente livre, algumas de suas ações são tolhidas pela sociedade e por suas leis tornando a liberdade do homem em uma liberdade parcial, onde ele possui liberdade até que interfira na liberdade de outro homem.

A escravidão foi abolida disso todos sabem com exceção de algumas pessoas que ainda sofrem talvez não a escravidão propriamente dita, mas que vivem em condições bastante semelhantes, além de patrões que abusam de seus empregados com cargas horárias e condições de trabalho absurdas. Claro que atualmente o ser humano possui infinitamente mais liberdade, porém os limites ainda existem, a maioria nos ajuda, mas existem também limitações desnecessárias. A liberdade de expressão, por exemplo, dizem que todos a possuem, porém não se pode dizer o que vier a mente sem pensar nas conseqüências que suas palavras podem causar até por uma questão de não causar caos, no entanto se o fizer terá que agüentar a resposta dos atingidos que também exercem sua liberdade.

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.

1 comentários:

Anônimo disse...

O homem nunca foi livre, a liberdade é um conceito reproduzido pela burguesia para enganar voces. Gelfusinho.

Postar um comentário

  ©O Reino dos Suricatos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo