Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Orgia de Informações

Você já parou para pensar como é complicado viver hoje em dia? Não, não estou falando daquele papo de trabalhar muito para ganhar pouco, criar os filhos, se preocupar com segurança, etc...

Quero dizer, coisas do cotidiano mesmo. Por exemplo: imaginem levar uma pessoa que vive isolada de tudo, no mato, para uma grande cidade. Você acha que ela conseguiria entender a diferença de um sapato para um sapatênis? Um uma taça de água e uma de vinho? Um pavê e um bolo? Uma mesa de centro e uma de canto? Ela conseguiria entender o motivo de as pessoas usarem gravatas? O problema em usar uma camisa regata num casamento? Provavelmente não.

Hoje eu me dei conta do tanto de informação que temos para viver normalmente e nem nos damos conta. Parece ser um texto sobre algo completamente idiota (se for essa sua opinião, espero muda-lá até o último parágrafo), mas pense nas tantas regrinhas básicas que você tem decoradas na sua cabeça para manter sua vida social normal, se é que você tem uma.

Isso sem falar na internet, que é cada vez mais constante no nosso cotidiano. Imagine você explicando pra alguém que vive no mato a diferença entre facebook, last fm, my space, orkut, twitter. Explicar para alguns idosos já é difícil.

Aproveitando essa questão de internet, eu gostaria de ver como as pessoas de antigamente se portariam na rede caso tivessem acesso na época. Hitler twitando "Invadindo a #Polônia, se tivermos sucesso sortearei 100 camisetas para meus followers". Mais recentemente no Brasil o movimento "#diretas_já" tomaria conta da internet. "Até tu, @Brutus?" "Martin Luther King Jr.: Eu tenho um sonho! há 8 minutos via twitter". "Charles Manson adicionou 9 fotos ao seu álbum Helter Skelter causando, rsrs". Talvez Churchill e Mussolini se enfrentassem no Mafia Wars, quem sabe?

Pois bem, será que daqui alguns anos nosso número de informações continuará crescendo tanto? Como se vestir em certa ocasião, o que é para o banheiro e o que é para a cozinha, a cor mais adequada para sair ao ar livre e a mais adequada para lugares fechados, qual sapato realça mais ou menos seus olhos, o tanto de amigos que você tem na rede social on-line, o número de viewers que seu novo vídeo no youtube tem.

Espero que essa gama de informações sobre tudo e todos um dia nos seja útil. Caso contrário xingarei muito no twitter.

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.

4 comentários:

Vitor disse...

Concordo com você sobre esse caminhão de informações que recebemos todos os dias, André. São tantas coisas que somos obrigados a lembrar e entender que às vezes achamos que a vida tem regras demais...e na verdade tem mesmo. Não é fácil mudar de personalidade a cada lugar que vamos. "Como se portar no emprego?" "Como se portar com amigos?" "Como se portar no primeiro encontro?" São frases bastante pesquisadas no Google, pode conferir! Ninguém se salva dessa orgia de informações. Ninguém mesmo.

André Villela disse...

Bom comentário, colega Vitor. Bom comentário.

lídia disse...

Concordo com seu texto e com o Vitor.Acho que os consultórios psicológicos também recebem muita gente por causa disso.É tanta coisa pra assimilar ou mesmo pra fingir que assimilou ou fingir que é,que acabamos perdendo noção do que realmente queremos ou somos.
Bom texto André!

Postar um comentário

  ©O Reino dos Suricatos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo